sábado, 28 de novembro de 2009

Check-List

Check-List é uma lista de verificação. Uma relação de itens a serem observados. Só isso. Feita num papel, no computador, numa planilha, numa ficha, na cabeça. Um check-list é usado para evitar esquecimentos, falhas, desconfortos, prejuízos, acidentes! Em vários casos um check-list é útil. Em muitos casos um check-list é super-útil. E, numa porção de casos ele é imprescindível! Imagine a revisão do seu carro ser feita sem um check-list. Imagine a manutenção de um avião sem um check-list! Atenção e cuidado! Dois alertas importantes: • Check-list não é procedimento. A diferença principal é que para um check-list não é importante a ordem em que os itens estão relacionados. Outra é que um check-list é uma mera lista do que fazer, não uma orientação do “como fazer” – se necessário, peça (ou forneça) as instruções necessárias. • A falha mais comum com check-lists é só “ticar” os itens – sem raciocinar. Não caia nessa tentação! Nunca! Em especial com check-lists de itens de segurança.
Veja alguns exemplos de check-list:
• Check-List de Eventos Comemorativos

• Check-List de Contratos
• Check-List de Controle de Receitas e Despesas
• Micro Check-List de Planos de Ação
• Check-List de Compras
• Check-List de Manutenção Preventiva
• Check-List de Manutenção Doméstica

Sem comentários:

Enviar um comentário