segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Em 1995, Sergey Brin e Larry Page, dois jovens universitários (23 e 24 anos, respectivamente)
matriculados no curso de Doutorado em Informática da Universidade de Stanford, conheceram-se e
discutiram sobre as dificuldades para obter informação relevante na Internet. As ferramentas de
busca mais populares da época buscavam as páginas que exibissem a informação solicitada, sem se
preocupar com sua relevância ou credibilidade.
Começaram a desenvolver um algoritmo, chamado posteriormente de PageRank, para busca de
dados na Biblioteca Digital da Universidade de Stanford. No começo de 1996, usaram esse mesmo
algoritmo numa ferramenta de busca chamada BackRub (algo como “tapinha nas costas”).
O algoritmo considera os links que apontam para uma determinada página de forma análoga às
referências em documentos científicos. Dessa forma, quanto mais referenciada uma página for, mais
confiável ou relevante deverá ser o seu conteúdo.
Pouco tempo depois, no fim de 1997, o nome BackRub foi alterado
para Google, um trocadilho com o termo matemático “googol”, numa
alusão à missão de organizar a aparentemente infinita World Wide
Web (WWW). . O IPO do Google em 2004 talvez tenha sido o marco para a entrada nesta nova fase de otimismo pragmático do mercado em relação a web. O termo Web 2.0 certamente ajudou a consolidar esta nova percepção de valor da internet, agora com modelos de negócio apresentando retornos reais.
Googol – Termo matemático
criado por Edward Kasner,
correspondendo à grandeza
da centésima potência de dez.
Ou seja, o número um
seguido por cem zeros.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário